quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lar doce lar...

Depois de um hiato de alguns dias, finalmente as postagens vão voltar. O dia 9 de fevereiro marcou meu primeiro mês aqui na França. Então, nessa postagem vou falar um pouco mais sobre como é viver aqui na França de uma maneira mais geral, sem abordar especificamente algum aspecto.

Esse post é, de certa forma, comemorativo. Hoje, dia 20 de fevereiro, é o dia em que finalmente posso dizer que estou "em casa". Pois é... Mais de um mês se passou e só agora encontrei um lugar para morar. Mas não ache estranho, aqui em Paris, encontrar um lugar para morar é bem difícil, e quanto mais bem localizado mais o aluguel começa a ficar absurdamente caro. E quando digo absurdamente eu não estou de brincadeira. O preço de um studio (um quarto com cozinha e banheiro) de 20m² em uma região central de paris pode passar fácil, fácil de 900 euros. Imagino alguém lendo isso e pensando "PQP 900 EUROS" "nossa, 900 euros, mas não é muito caro?". E a resposta, sim, é muito caro, e isso é normal por aqui.
Para contornar isso, um estudante pode buscar uma vaga na cidade universitária de Paris (Cité U), procurar uma república (collocation), procurar residencias universitárias privadas (foi o meu caso, atualmente moro numa residencia chamada "Les Estudines"), ou tentar alugar por conta própria um apartamento. De todos essas opções a menos burocrática é a Cité U, mas a chance de não haver vagas é sempre enorme, então não conte apenas com ela pois a chance de passar perrengue como eu passei é quase 100%! Também é possível morar nas cidades próximas, o aluguel é mais barato, contudo seu tempo no metrô aumentará significativamente.

Lar doce lar!! \o/



Saindo da parte chata, vamos falar de coisa boa. Como sabem, faço um doutorado aqui na França. Apesar do ritmo frenético que as coisas andam em um doutorado, e  penso que independe do país, existem momentos de descontração bem legais por aqui. Claro que não se compara com a zueira sem limites no DF-UFMG, mas posso dizer que o pessoal é bem legal. O grupo em que trabalho é basicamente composto por italianos, e sério, o pessoal é muito gente boa, eles são mais abertos, muito parecidos com nós brasileiros. Não estou dizendo que os franceses, alemães e etc, não sejam legais por aqui, mas são mais contidos. Até na hora de fazer piadas tudo é menos "escrachado", as piadas são mais sutis. Mas tenho me divertido com as pessoas aqui, seja tomando um café, no bandejão (que terá uma postagem especial), ou nos bares perto da faculdade.

Falando em bares, muitas pessoas me perguntam. "Guilherme, como é a noite em Paris?". E eu respondo: "Bem, estou formando minha opinião..." . Até agora tenho saído para lugares mais tranquilos, geralmente um bar onde o pessoal toca música ao vivo, ou um pub onde passa rugby, ou uma partida de futebol, ou visito alguns amigos. Entretanto, uma coisa que percebi aqui é que o pessoal é animado quando sai, a programação sempre funciona em "combos". Mas, como assim? Não entendi... Calma, calma... Por combos quero dizer que se você for sair geralmente não vai ir somente para um lugar e depois voltar para casa. Geralmente o pessoal aqui sai para comer algo, depois beber um pouco, depois sai para dançar ou para um café (não necessariamente nessa ordem). Se for fazer uma programação desse tipo só tome cuidado pra não perder o último metrô!

Bem, vou ficar por aqui nessa postagem pois está ficando grande e já estou perdendo totalmente minha linha de raciocínio. Mas a mensagem que quero passar aqui é que, após um mês aqui, passei por dificuldades, por umas barras, mas ao contrário do meu segundo post, posso mostrar um lado mais otimista, e dizer que provavelmente passarei 4 anos sensacionais por aqui, e que essa experiencia tem me feito, a cada dia, um Guilherme menos pior melhor!
Da janela lateral do quarto de dormir, eu vejo... peraí, o anel rodoviário???


ps: infelizmente não vejo mais a torre, mas pelo imagino que essa árvore na primavera vai ficar do caralho muito bonita!



Um comentário:

  1. A sensação de ter o "seu canto", por mais simples que seja, realmente é muito boa. Traz tranquilidade, e até mesmo segurança.
    Pelas imagens, o Inverno está pegando. Tem sofrido com o frio? Imagino que a neblina seja uma cia constante por aí, ou não? De qualquer forma, a experiência de acompanhar as estações do ano através dos "olhos" de uma árvore (como essa da imagem) é sempre legal, aproveite.

    ResponderExcluir