sexta-feira, 14 de março de 2014

Money que é good nóis num have: E o custo de vida em Paris?

Olá pessoal. Retomando as postagens após um novo hiato. Sabe como é, as responsabilidades aumentam um pouco com o tempo, o trabalho vai ficando mais pesado e por ai vai. Desculpas desculpas e mais desculpas, tsc tsc tsc

Me perguntam constantemente sobre o custo de vida aqui na França. Eu não posso dizer sobre outras regiões mas direi sobre Paris, que pelo que eu saiba, é a cidade que possui o maior custo de vida por aqui.




Bem, comecemos pela parte ruim... Sinto informar, mas o aluguel por aqui é caro pra caralho muito caro. Para morar em uma região central de Paris é necessário desembolsar valores que podem chegar facilmente à casa dos 1000 euros, e isso não estou falando de um grande apartamento, pelo contrário!!! Estou falando de um apartamento simples, talvez um studio!!! Então se vocÊ deseja morar sozinho em uma região central prepare-se!!

Nesse caso as melhores opções são: Morar em uma república (o preço pode variar muito, 300 até 700 euros foi a faixa de preço que vi por aí), morar em uma região mais afastada (ou até em uma cidade próxima de Paris. Os preços podem variar muito também indo próximos de 600 ou 700 euros por um apartamento), procurar as residencias estudantis privadas (opção um pouco cara, varia entre 700 até 1000 euros) ou a Cité Universitaire (que é a melhor opção e a mais barata para quem vai fazer um Mestrado, Doutorado, ou Posdoc). Nos valores que coloquei entre parenteses estou considerando todas contas básicas incusas (água, luz, gás, internet, e possíveis outros serviços).

Agora, após a parte ruim vem a parte boa (relativo). Se você é uma pessoa que não tem muitos luxos, irá comer muito bem por aqui, comprará os produtos básicos (limpeza e etc...), e não gastará muito dinheiro (novamentem MUITO relativo). Geralmente os preços dos produtos nos supermercados não são abusivos, sendo que alguns deles (geralmente da marca do supermercado) são baratos e de boa qualidade. Na minha opinião, veja bem, repito, na minha opinião por volta de 300 euros são o bastante para esse tipo de consumo. Lembrando que como sou estudante eu posso comer nos restaurantes universitário, onde as refeições custam por volta de 3,00 euros (ou menos!!!).

Outros gastos como transporte e telefone devem elevar os gastos em uns 100 euros, considerando um plano de telefonia móvel e um plano mensal de transporte!

Por fim,  como ninguém é de ferro vamos falar das saídas. Eu não saí muito por aqui, mas posso dizer que tomar uma cervejinha por aqui é meio caro. 500 ml de cerveja custam por volta de 4,50 euros por exemplo (Mãe, foi só um exemplo!!! Só bebo água e café por aqui!! mentira) . O ingresso para um museu pode estar na casa de 6 até 10 euros (menores de 26 anos não pagam, mas acho que precisa estar com o visto de longa duração, MAS tenho que conferir essa informação!!), mas fique de olho na programação gratuita, tem muita coisa legal que vale uma conferida juro que não estou sendo mão de vaca!!!

Vamos então fazer as contas utilizando preços médios para os gastos mensais (mas jogando os valores um pouco para cima).

Aluguel: 800 euros por um studio pequeno em Paris
Supermercado: 400 euros
Transporte + celular: 100 euros
Lazer: 100 euros (isso para alguém que sai muito. Não é o meu caso)

Total: 1400 euros

A bolsa do ciência sem fronteiras para cidades caras é 1700 "unidades de dinheiros" e Paris, obviamente, se enquadra nessa categoria. Bem, posso dizer que estou vivendo bem com a bolsa, sem luxos, porém com uma boa qualidade de vida. Então se está pensando em vir para Paris com uma bolsa da Capes ou do Ciência Sem Fronteiras fique tranquilo da pra guardar uma grana, mas cuidado, da mesma maneira que é possível gastar menos é fácil, muito fácil gastar mais.

Grande abraço para todos, e até a próxima postagem, possivelmente no domingo... Ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário